terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cuidado!


Paulo escreve à Timóteo e lhe dá o seguinte conselho: “Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino ...” (I Timóteo 4:16). Em meio à várias orientações doutrinárias e práticas, o apóstolo ensina que é preciso associar o ensino à vida. É arriscado pregar uma coisa e viver outra e Timóteo, como todo ser humano, estava sujeito a cair, a fraquejar, a pecar. Então vem a advertência: Cuide-se! Por que essa preocupação? Por que não temos o mesmo cuidado com as questões espirituais e emocionais como temos com as questões físicas? Talvez por que cuidar da parte física faz parte do nosso instinto de sobrevivência. Não colocamos a mão numa chapa quente por sabermos que queima, na hora. Já com relação às coisas do espírito e às questões emocionais as conseqüências nem sempre são imediatas. A conta se paga no futuro, mas se paga. Aqui registro dois cuidados que devemos ter:

a) Cuidado com os enganos do mundo

“Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” (Col. 2:8)


Na última postagem mencionei a “Convenção Mundial no Inferno”. Naquele texto você observa o que poderia ser uma das artimanhas do príncipe deste mundo. Cuidado!

b) Cuidado com o que você está se tornando

No último sábado, dia 05 de dezembro de 2009, durante as comemorações dos 15 anos da jovem Priscila Fantin, os convidados tiveram a oportunidade de ver algumas fotos da Priscila e de sua família. Uma delas me deixou muito emocionado, a que mostrava sua falecida avó , irmã Maria Simplício, que tive o privilégio de conviver na minha infância e juventude. Quando vi aquela foto, a imagem que me veio a mente foi de uma mulher que deixou uma marca. Uma marca de amor, uma marca de bondade, de fé e de paciência. Nem todos deixam uma marca assim, por isso é preciso ter cuidado e verificar no que estamos nos tornando. Há alguns que sem perceber estão se tornando amargos, rancorosos e murmuradores. Cuidado! Dá tempo que começar a mudar este quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  ©Blog do Ivo - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo