domingo, 20 de setembro de 2009

Mudando a agenda


No texto bíblico de João 2:1-11, vemos Jesus dando início ao seu ministério realizando o Milagre de transformar a água em vinho durante uma festa de casamento. Pela leitura da bíblia sabemos que tudo o que acontecia com Jesus tinha um propósito, desde o seu nascimento até a sua morte e ressurreição. Nada pegava Jesus de surpresa. Mesmo quando estava prestes a ser preso ela já sabia o que o aguardava.
Nesse episódio porém quando sua mãe lhe comunica que o vinho havia acabado, a resposta de Jesus nos soa estranho. Primeiro ele repreende sua mãe (mesmo que suavemente na língua original) dizendo "que tenho eu contigo?". Depois ele declara: "ainda não é chegada a minha hora".
Muito bem. Se não é chegada a hora, então ele não fará nada. Correto? Não, Jesus age. Ele manda encher as vasilhas com água e as transforma em vinho.
O que aprendo com essa atitude? Que Jesus valoriza mais as pessoas do que a agenda. Na sua agenda divina havia uma hora estipulada para iniciar seu ministério. Talvez já estivesse próxima, mas não era aquela hora. Por que então ele o fez? Por que a graça é mais importante que o programa a ser seguido.

É muito bom e necessário planejarmos as coisas que vamos fazer. Precisamos avaliar os recursos, combinar os horários e tudo o mais. Porém o perigo está em valorizar mais o programa do que as pessoas. Se Jesus mudou sua agenda para abençoar alguém, por que nós não podemos fazer o mesmo? Não estou estimulando a desordem. Como já disse, ela é necessária. O que estou tentando dizer é que é muito fácil perder oportunidades de ser bênção por que alguma coisa não saiu como planejado.

Deus nos ajude a discernir quando chegar a hora.

Perguntas para discutir no Grupo Pequeno (Célula)

1) Jesus agiu mesmo não sendo a hora. Por que você acha que Ele fez isso?
2) Até que ponto vale a pena abrir mão do que já está combinado para ajudar alguém? Você pode dar exemplos?
3) Maria não sabia como Jesus resolveria aquela situação, porém deu uma dica: "Façam tudo o que Ele mandar". De que maneira essa dica pode ajudar você em algum problema que você está enfrentando?
4) Jesus mandou os serventes encherem as vasilhas com água. Sendo Jesus aquele que tem poder para realizar milagres, por que ele pediu ajuda aos serventes? (Dica: O que podemos fazer, Deus não faz)
5) No final, o vinho transformado era melhor que o vinho servido no início da Festa. Que lição você tira desta constatação?

Abraços e bom semana.

Um comentário:

  1. Uma pequena explicação leiga sobre a transformação da água em vinho.
    A água tem 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio, enquanto que o vinho além de carbono, tem nitrogênio e um montão de átomos. Para essa transformação vc só precisa de um reator atômico com aceleração termonuclear, para arrebentar os átomos e produzir prótons, nêutrons e elétrons, separando esses elementos para reestruturá-los e criar nitrogênio e carbono, porque não tem esses elementos na água. Esse processo é chamado de fisão e fusão nuclear. Vc quebra os átomos e os junta de maneira diferente.
    A ciência entende esse processo. Muito simples isso! Mas não se esqueçam que eram 6 talhas. Seria necessária a energia produzida por mais de 200 bilhões de estrelas em um dia.
    Jesus fez isso naturalmente.
    Esse é o nosso Cristo que inicia o seu ministério com um milagre básico...
    Só DEUS para fazer isso!

    Luiz

    ResponderExcluir

  ©Blog do Ivo - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo